Policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos da Capital (DERC) recuperaram, entre os meses de dezembro de 2019 e janeiro deste ano, aproximadamente mais 100 aparelhos celulares, dos quais cerca de 70 aparelhos começarão a ser entregues nesta quarta-feira (05).

A equipe da delegacia está fazendo contato por meio de ligações para as vítimas para que elas compareçam à DERC, localizada no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras, a partir desta quarta-feira (05), de posse do boletim de ocorrência, nota fiscal ou caixa do celular, para terem seus aparelhos telefônicos devolvidos.

O delegado José Carlos, titular da DERC, esclareceu que a maioria dos aparelhos recuperados foi roubada nos meses de outubro e novembro de 2019, mas há também celulares que foram subtraídos em outras datas.

“As pessoas surpreendidas usando aparelhos celulares roubados, quando sabiam da origem ilícita do aparelho, ou tinham condições de desconfiar, responderão por crimes como receptação culposa ou receptação dolosa”, frisou José Carlos.

De acordo com o delegado, em caso de furto ou roubo, as pessoas devem procurar uma Delegacia de Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência, informar o número do IMEI do aparelho e não bloquear o aparelho junto às operadoras. O boletim de ocorrência também pode ser registrado on line, por meio do site www.delegaciainterativa.al.gov.br.

“As pessoas devem evitar comprar aparelhos celulares sem nota fiscal ou caixa com o IMEI, pois poderão até ser presas em flagrante por crime de receptação a depender das circunstâncias da aquisição do aparelho”, concluiu o delegado.

É possível verificar a lista dos aparelhos e confirmar se o seu dispositivo foi recuperado através do número do boletim de ocorrência no site da PC: http://pc.al.gov.br/portal/.

*com informações Ascom / PCAL