Durante uma fiscalização realizada nesta quarta-feira (15), pelas equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) 11 veículos foram removidos por terem sido flagrados estacionados em locais proibidos pela sinalização. As ações fiscalizatórias ocorreram nos bairros do Farol, Gruta de Lourdes, Centro e orla de Maceió.
A ação teve como objetivo combater o estacionamento irregular. “O estacionamento irregular acarreta em diversos problemas na fluidez das vias, especialmente nos corredores de transportes. Devido à obstrução das vias, em diversas situações os veículos do transporte público ficam retidos, prejudicando o ir e vir dos maceioenses. O estacionamento em calçadas também expõe pedestres a diversos riscos, já que eles precisam usar a via e ficam mais expostos a acidentes”, destacou Wanderson Freitas, assessor técnico de Trânsito da SMTT.
Ainda durante a operação, outros cinco veículos foram conduzidos pelo Grupamento de Operações Táticas de Trânsito (GOTT) ao pátio de veículos da SMTT. Foram constatados itens de segurança em desacordo com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos em mau estado de conservação, além de problemas com o licenciamento dos automóveis.
Como denunciar
Além das fiscalizações que são realizadas diariamente pela Superintendência, a população também possui um papel fundamental no combate às irregularidades encontradas no trânsito da capital. Por meio da Central de Monitoramento, através do número 3312-5340, o cidadão pode denunciar estacionamentos e paradas em locais proibidos, ou registrar qualquer outra situação que necessite do apoio dos agentes de trânsito da SMTT.
*Com Ascom SMTT