Durante uma operação realizada nesta terça-feira (14), agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) autuaram 18 condutores, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e removeu três veículos por estarem com o licenciamento atrasado, por alteração no Gás Natural Veicular (GNV) e por atuação no transporte clandestino.

A ação, realizada nos bairros do Centro e Feitosa, teve como objetivo combater a circulação de veículos irregulares, que causa transtornos aos condutores e atrapalha a mobilidade urbana em Maceió.

O condutor que for flagrado realizando o transporte remunerado irregular de passageiros recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo é removido ao pátio do órgão e somente é liberado após a regularização da situação junto ao Município.

Táxi

Na última terça-feira (14), as equipes de fiscalização do transporte regular da SMTT também fizeram uma ação em diversos pontos de táxis localizados nos bairros do Farol, Tabuleiro do Martins, Centro e orla marítima da capital. Ao todo, três veículos foram autuados, sendo um por fazer propaganda irregular, um por trafegar sem as faixas laterais e um por abandono de veículo.

“Caso os fiscais da SMTT não encontrem o proprietário durante a abordagem, o veículo é autuado de acordo com o decreto municipal 5669/97. Este decreto caracteriza como abandono de veículo o momento em que o taxista está utilizando o ponto de táxi como um tipo de estacionamento particular, mas não está no local para realizar o atendimento ao passageiro, atrapalhando até a rotatividade dos outros colegas de trabalho”, explicou a assessora técnica da Divisão de Fiscalização de Regulares da SMTT, Vanessa Sampaio.

A SMTT continuará com as operações de fiscalização nas principais vias da cidade, com o intuito de proporcionar um trânsito seguro para toda a população.

 

*Com Ascom SMTT