Arapiraca terá a primeira unidade do Hospital de Barretos em Alagoas, referência no tratamento de câncer

15/01/2020 19:37 - Municípios
Por Assessoria
Image

Os avanços da Gestão Municipal, no setor da saúde, destacam Arapiraca no cenário nacional e abrem as portas do município para novos investimentos em projetos inovadores, que refletem na melhoria da assistência e qualidade de vida da população.

Com a atenção voltada para o atendimento humanizado, o prefeito Rogério Teófilo dá mais um importante passo para o desenvolvimento da área de saúde do Município. A partir de planejamento, captação de recursos e parcerias, realiza um sonho para Arapiraca e região, que é a construção de uma unidade de prevenção do Hospital de Amor, que anteriormente era chamado de Hospital de Câncer de Barretos, ainda este ano.

Arapiraca será a primeira unidade do Hospital do Amor em Alagoas e a 21ª no Brasil. A conquista será viabilizada através de emendas parlamentares da deputada federal Tereza Nelma e do senador Rodrigo Cunha, que serão utilizadas na construção da unidade, em terreno doado pela Prefeitura de Arapiraca, a partir de aprovação do Poder Legislativo Municipal.

A ideia é iniciar na cidade os serviços do Hospital de Amor, a partir do departamento de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero. Além da unidade fixa, que será a clínica de prevenção, uma unidade móvel irá percorrer e realizar o rastreamento dos dois tipos de câncer e beneficiar os moradores dos 46 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde.

Conquista

“Esta iniciativa dos parlamentares, prontamente abraçada pelo prefeito de Arapiraca, através da doação de uma área para a construção da unidade de prevenção, representa uma mudança da história do câncer de mama e colo do útero aqui no interior de Alagoas. Acho que é um grande passo para o Estado. Espero que outros parlamentares se sensibilizem com essa ideia, junção de forças, levando mais prevenção e saúde à população”, destacou Raphael Haikel, médico e coordenador das unidades de prevenção do Hospital de Amor.

O prefeito Rogério Teófilo afirma que a instalação da unidade, que é uma instituição reconhecida no Brasil e no mundo, como referência na atuação do campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento, será um marco para a cidade e o Estado, que passará a ser referência no segmento de diagnóstico precoce do câncer.

“A conquista da vinda do Hospital do amor é um sonho. Ganha Arapiraca e o Estado de Alagoas, com uma unidade dessa, conquistada a partir da união das forças. A prefeitura doa o terreno, a câmara aprova a lei, os parlamentares viabilizam os recursos e a equipe do hospital traz o serviço e a tecnologia”, ressaltou o prefeito.

A área de 15 mil/ m², localizada às margens da AL 220, destinada ao Hospital do Amor, já foi visitada e aprovada pelo médico e coordenador, Raphael Haikel. Em região privilegiada, a unidade vai compor o complexo de saúde, onde já funcionam hospitais, a Unidade de Emergência do Agreste e novos empreendimentos do setor.

“Arapiraca dá mais um salto na prestação de serviços nessa linha de cuidado. A gente sabe que o grande desafio do Estado de Alagoas é conseguir fechar o diagnóstico para identificar mulheres câncer. A partir dessa parceria com o Hospital de Barretos, muito em breve nós vamos conseguir alcançar novos patamares e ter os nossos indicadores mais elevados. A gente vai poder detectar o câncer em estágio inicial, aumentando a chance de cura dos usuários e reduzindo despesas”, completou o secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães.

Programas

O ano, que começou com ótimas notícias para a população, também será de continuidade para programas da área da saúde, implantados em 2019, e que refletem o avanço nos serviços de saúde para a população. Entre eles: O maior programa de consultas especializadas e exames médicos do Município, o CRIA Mais Perto de Você, que em 10 edições realizou 5 mil atendimentos, nos bairros e comunidades rurais do Município.

O programa Saúde na Hora, que estendeu o horário de funcionamento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passaram a atender à população em horário especial, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, registrando mais de 2.500 atendimentos, no primeiro mês; Programa de reformas e modernização das Unidades Básicas de Saúde, que, simultaneamente, está com obras em fase de finalização no bairro São Luiz e nas comunidades Vila Aparecida e Cangandu.  Além dos programas, a prefeitura inicia mais uma etapa na obra de construção da Unidade e Pronto Atendimento de Arapiraca.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..