A posse dos conselheiros tutelares eleitos em Maceió foi suspensa pela Justiça após a convocação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A decisão judicial atendeu, parcialmente, o pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) para anulação total do processo.

O CMDCA realizou a convocação para posse nesta quarta-feira (08) em Diário Oficial. De acordo com a decisão, o CMDCA deve manter a posse suspensa por 120 dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

O Ministério Público apontou algumas irregularidades durante o processo de eleição dos conselheiros nas 10 regiões administrativas, principalmente, no dia da eleição.

Entre as irregularidades foram detectadas compra de votos, interferência política, e tumulto nos locais de votação. Com o pedido do Ministério Público, uma comissão de conselheiro entrou também com uma ação judicial para evitar a anulação.

A posse dos Conselheiros Tutelares ocorre de forma unifica em todo país no próximo país.

Confira a nota do CMDCA na íntegra  

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Maceió informa que foi notificado pela Justiça, no começo da tarde desta quinta-feira (9),  sobre a suspensão da posse dos Conselheiros Tutelares que está marcada para essa sexta-feira (10). Agora, o CMDCA aguardará as orientações da Procuradoria Geral do Município (PGM), sobre  como proceder neste caso.