Com uma fila de espera de 1,2 milhão de pedidos de benefícios, o Governo Federal vem preparando uma força-tarefa que busca agilizar os atendimentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A intenção é que o novo sistema do órgão possa funcionar, já com a incorporação das mudanças aprovadas na reforma da Previdência. Das alternativas avaliadas, está o remanejamento de servidores que cuidam de aposentadorias em outros ministérios para ajudar no trabalho.

Em último caso, o governo vem cogitando a contratação de terceirizados para atuarem no atendimento ao público nas agências do INSS. Desse modo, funcionários do órgão poderão ficar liberados para trabalhar nas análises dos benefícios.

Técnicos avaliam que dois fatores degringolaram a situação: a fila de pedidos de benefícios herdada de 2018 e a demora do Dataprev no desenvolvimento do novo sistema com as regras da reforma.

Em 2018, o INSS começou o processo de digitalização. Houve maior facilidade para pedir os benefícios, mas o ritmo das análises não acompanhou a mesma velocidade.

*com informações Já é Notícia