Atualizada às 08h15

O proprietário de um cursinho pré-vestibular ingressará com uma ação no Ministério Público Estadual (MPE), nesta quarta-feira (08), questionando o resultado do vestibular  da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), que foi divulgado na última segunda-feira (06).

O professor Walder Nunes, do cursinho Sou Mais Walder, divulgou vídeos em suas redes sociais questionando o método o usado Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas dos candidatos. Ele mostrou exemplos de alunos que acertaram mais questões, no entanto tiveram nota inferior a quem acertou menos questões.

Somente na prova de Ciências da Natureza, o professor explicou que teve aluno que chegou a acerta 25 questões das 26 válidas, mas acabou tendo um TRI menor de quem acertou apenas 16. “ Agora cabe ao Ministério Público defender nossos alunos que passaram o ano estudando, adoeceram e não passaram.  Queremos que realmente passe quem realmente passou e não quem não conseguiu”, colocou Nunes.

Nas redes sociais do cursinho, diversos alunos relataram casos semelhantes e também pedindo uma revisão do resultado. “Um absurdo, acertar cerca de 22 questões em cada área e a nota de nenhuma chegar nem a 550, todas com 500 e pouquinho. Um desrespeito com muitos como eu, que pagamos a inscrição e gastamos pra estar em outra cidade fazendo essa prova”, (SIC) disse um aluno.

Através de nota encaminhada à reportagem, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) esclareceu que todo o processo seletivo do Vestibular 2019 é realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), e que a Comissão do Processo Seletivo da Uncisal (COPRES) esclarece que mantém contato com o Cebraspe e que já encaminhou as demandas que chegaram para questionamentos sejam devidamente esclarecidos.

Ainda segundo a Uncisal, as notas máximas e mínimas em cada uma das provas utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo de resultado, não há obrigatoriedade de uma prova ter uma nota mais baixa e outra mais alta fixas. Elas variam de acordo com o comportamento dos candidatos. Para que isso ocorra, todos os itens são calibrados em testes para ver se são considerados fáceis, médios ou difíceis e a consistência do desempenho do candidato (tentando evitar os "chutes"). Por isso, as notas são diferentes mesmo quando dois candidatos acertam o mesmo número de questões.

A universidade estadual destacou ainda que o Cebraspe já está ciente dos questionamentos e irá se posicionar, esclarecendo as dúvidas dos candidatos e que a empresa cumpre as informações sobre divulgação de resultados divulgados no edital. Inclusive o gabarito oficial e notas da redação foram divulgados dia 6 de janeiro, data prevista no edital. O resultado final do vestibular da Uncisal está previsto para o dia 28 de janeiro.

 

Nota na integra:

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) esclarece que todo o processo seletivo do Vestibular 2019 é realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), uma das instituições de maior credibilidade na realização de diversos concursos, avaliações e acesso à universidade  em todo o país.

A Comissão do Processo Seletivo da Uncisal (COPRES) esclarece que mantém contato com o Cebraspe e encaminhou as demandas que chegaram para que fossem esclarecidos os questionamentos. As notas máximas e mínimas em cada uma das provas utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo de resultado, não há obrigatoriedade de uma prova ter uma nota mais baixa e outra mais alta fixas.

Elas variam de acordo com o comportamento dos candidatos. Para que isso ocorra, todos os itens são calibrados em testes para ver se são considerados fáceis, médios ou difíceis e a consistência do desempenho do candidato (tentando evitar os "chutes"). Por isso, as notas são diferentes mesmo quando dois candidatos acertam o mesmo número de questões.

A COPRES/ Uncisal informa, ainda, que o Cebraspe cumpre as informações sobre divulgação de resultados divulgados no edital. Inclusive o gabarito oficial e notas da redação foram divulgados dia 6 de janeiro, data prevista no edital. O resultado final do vestibular da Uncisal está previsto para o dia 28 de janeiro.