Corre pelos bastidores da política alagoana a informação de que o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, estaria pronto para se filiar ao MDB do governador Renan Filho no próximo dia 20. O objetivo seria a disputa pela Prefeitura de Maceió.
Ainda segundo os bastidores, Mendonça vem sendo sondado para ser o candidato do Palácio República dos Palmares. O filho dele – Carlos Mendonça Neto – chegou a ser nomeado para a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), mas deixou o cargo recentemente.
O que antes era visto como um passo para a aliança, agora pode ser interpretado como um distanciamento.
Sobre a suposta filiação imediata, indaguei ao procurador-geral de Justiça se a informação procedia. Ele foi enfático na resposta: “não procede”.
Alfredo Gaspar de Mendonça também respondeu sobre as especulações em relação a um convite para o Podemos. Em Alagoas, um dos dirigentes é o secretário municipal de Iluminação Pública de Maceió, Tácio Melo. O Podemos é um partido que compõe a base do prefeito Rui Palmeira (PSDB).
A informação – também de bastidor – é que Alfredo Gaspar teria espaço para ser candidato à Prefeitura de Maceió pelo Podemos e o PSDB indicaria o vice. O procurador-geral de Justiça também nega. Ele continua deixando claro que o foco é o Ministério Público Estadual e que, inicialmente, é preciso definir se irá ou não para uma candidatura à majoritária na capital alagoana.
O nome de Alfredo Gaspar de Mendonça tem aparecido no jogo desde o final do ano passado. Inclusive, nas pesquisas de intenção de voto que foram realizadas, ele aparece sempre bem posicionado, assim como o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB).
Conversei outras vezes com Alfredo Gaspar sobre o assunto. O procurador sempre disse que seu foco é o cargo que hoje ocupa e que eventuais questões envolvendo eleições só seriam tratadas no futuro. Não é a primeira vez que o nome do procurador-geral de Justiça surge nos bastidores. Gaspar de Mendonça chegou a ensaiar uma candidatura ao Senado Federal nas eleições passadas.