Durante as ocorrências registradas no dia 01 de janeiro, o número de crianças perdidas chamou a atenção dos militares do Corpo de Bombeiros, que trabalharam nos postos de salvas em trechos do litoral da Praia do Francês até Maragogi, no litoral norte do estado.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, em um intervalo de 3 horas, de 07h às 10h, foram registrados cerca de 30 crianças perdidas. Um dos casos ocorreu na praia do Francês, onde uma criança de 05 anos se perdeu dos pais.
Ela foi localizada pelas equipes de salvamento e entregue aos responsáveis. Apesar do número de casos, o Corpo de Bombeiro sempre alerta que nesse período de férias é necessária atenção redobrada com as crianças nas praias, principalmente para evitar afogamentos.
De acordo como Corpo de Bombeiros, para a criança nem chegar a se perder é necessário que os responsáveis mantenham 100% de atenção neles. O lazer e diversão dos pais devem ser moderados, principalmente se houver ingestão de bebidas alcoólicas, para não tirar a atenção que deve estar nos filhos.
Outro conselho é assim que chegar à praia verificar se há um o posto de guarda vidas por perto, e em caso positivo a família deve ir lá buscar orientação sobre quais os locais mais seguros para se banhar e solicitar a pulseirinha de identificação para as crianças.
Caso não haja guarda vidas, o ideal é procurar uma pessoa que conheça o local para orientação. Se não houver nenhum dos dois a recomendação é não avançar no mar, nem arriscar muito, manter água sempre na altura da cintura da criança e atenção sempre.