Somente no dia 1º de janeiro, na região metropolitana, O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou 16 afogamentos, 24 casos de crianças perdidas, seis ataques de caravela, 14 casos de atendimento pré-hospitalar, sendo sete casos de acidentes de trânsito; e cinco incêndios, sendo dois em residência. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (2), pela assessoria de Comunicação da Corporação.

Conforme a assessoria, todos os anos, durante a festa de réveillon crescem os casos de afogamento e crianças perdidas nas praias da região metropolitana, mas este ano houve uma redução de 33% no número de crianças perdidas nas praias e nenhum caso de afogamento com vítima fatal em todo o estado.

Para o comandante geral do CBMAL, coronel André Madeiro, a redução se deve ao forte trabalho preventivo realizado pelos bombeiros militares. “Os dados deste ano são o resultado da prevenção e do aumento na quantidade de bombeiros que empregamos nas praias, justamente para prevenir e orientar os banhistas. Além disso, destaco a importância do trabalho desempenhado pelos militares da Superintendência de Atividades Técnicas, através de orientações às empresas e órgãos com bastante antecedência. Este ano tivemos todos os pontos de queimas de fogos fiscalizados e aprovados sem registro de nenhum tipo de problema durante a soltura, garantindo a segurança da população”, explicou.

A corporação reforçou o efetivo dos postos de guarda-vidas para a data, totalizando 33 bombeiros militares no primeiro dia do ano, distribuídos entre as praias do Francês, Guaxuma, Cruz das Almas, Jatiúca, Mirante da Sereia e Barra de São Miguel, posto qur foi ativado para o verão 2020 com reforço de bombeiros dos setores administrativos.

 *Com Ascom CBMAL