Natal dos Folguedos terá gastronomia e cultura afro

06/12/2019 15:15 - Cultura
Por Ascom Semtel
Image

Nesta sexta-feira (6), e sábado (7), o Natal dos Folguedos retorna à Praça Multieventos, em Pajuçara, com muita cultura popular, música alagoana e o melhor dos sabores locais, na Feira Gastronômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL). Um dos principais cartões de visita de Maceió e o segundo motivo pelo qual turistas escolhem visitar a cidade, a gastronomia maceioense é um dos grandes atrativos do evento.

A feira, que já é marca registrada do Natal dos Folguedos, reúne bares e restaurantes que oferecem vários pratos típicos da culinária alagoana, com sabores que vão do litoral ao Sertão, no valor especial de R$ 15; além de sucos, refrigerantes e cervejas artesanais alagoana.

A programação que se inicia a partir das 17h desta sexta-feira, com encerramento às 22h, segue no sábado a partir do mesmo horário, e traz o espetáculo das projeções mapeadas e apresentações culturais da tradicional Festa das águas, que celebra a cultura afro na capital alagoana e homenageia o Dia de Yemanjá. A iluminação natalina, o Papai Noel de férias em Maceió, e o artesanato local, também são destaques na programação. Ainda no local, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) estará com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel para apresentar os principais atrativos da capital alagoana aos turistas que visitam Maceió. 

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, a gastronomia é um importante impulsionador da economia local e agrega um valor ainda maior ao Natal dos Folguedos. “Somente no ano passado, a gastronomia local gerou um impacto econômico de aproximadamente R$ 92 milhões no município. A culinária é um dos pontos fortes do nosso turismo. Ter a feira gastronômica no Natal dos Folguedos enriquece o evento, pois além de mostrar nossa cultura, também destaca o que temos de melhor na nossa culinária, não só para os turistas, mas também para os maceioenses”, avaliou o gestor.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Thiago Falcão, o Natal dos Folguedos é mais uma oportunidade dos turistas e maceioenses experimentarem a variedade de sabores e conhecerem um pouco mais da cultura local. “ O Natal dos Folguedos traz para Maceió um Natal diferente, que valoriza a nossa gastronomia e cultura local. A Abrasel e seus associados sempre acreditaram nessa proposta da Prefeitura de Maceió e percebemos que a cada ano o evento vem evoluindo. Este ano, por exemplo, estamos com um espaço bem maior, com mais restaurantes e pratos criativos da nossa terra, isso tudo com uma programação muito diversificada, e criativa – a exemplo da projeção mapeada – que destaca o melhor da nossa cultura”, ressaltou o presidente.

Realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), o Natal dos Folguedos também conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sebrae/AL e Coca Cola.

Confira a programação do fim de semana:

Sexta (6/12)

Feira gastronômica 

Exposição de artesanato 

Casa do Papai Noel 

Boi Lacrau 

Baianas Flor do Bairro 

Coco de Roda Estrela de Alagoas 

Guerreiro Vencedor Alagoano 

Jacques Setton 

Coco de Roda Sensashow 

Boi Bumbá Alagoano 

Laís Araújo 

Sábado (7/12)

Projeção mapeada 

Feira gastronômica 

Exposição de artesanato

Casa do Papai Noel

Festas das Águas

      – Erê 

     – Afoxé Obá Agodó 

     – Mel Nascimento 

     – Baianas Ganga Zumba 

     – Afro Dendê

     – Coco Raízes Nordestinas 

     – Thembá 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..