Um dos destaques da programação desta quarta-feira (27) no Circuito Penedo de Cinema é a mesa intitulado Tendências e Possibilidades para viabilização da Acessibilidade Comunicacional no Audiovisual. Conduzida pela professora do Campus Penedo da Universidade Federal de Alagoas, Joseane do Espírito Santo, e ainda com os intérpretes Tiago Santos e Clézia Dionísio, além de Danielle França, o debate será às 14h, na Casa da Aposentadoria.
Ainda pela manhã, às 8h, prossegue a Mostra de Cinema Infantil na Sala de Exibições montada na Praça 12 de Abril. A partir das 9h, prosseguem as Oficinas de Animação em Dispositivos Móveis, com Enzo Giaquinto, no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CCEU); Preparação de Atores, com o ator alagoano Cleyton Alves, no Theatro Sete de Setembro; Direção Cinematográfica, com Bruno Ravagnolli, Luiz Murilo e Marcelo, na Casa da Aposentadoria; e Cinematografia: A produção do Roteiro, com Ninhos Moraes no Sebrae. Já a Oficina sobre Design Sprint com Débora Lima e Edilma Gonçalves começa às 8h também no Sebrae.
No período da tarde, o segundo dia da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental terá início a partir das 14h na Praça 12 de Abril e traz os filmes: A Lenda do Caboclo dÁgua, Cadeia Alimentar, Luneta, Morros Vivos e Natureza do Homem. Também às 14h, haverá o workshop Bandeiras Bordadas com Marta Meyer, realizado na Associação das Bordadeiras. O objetivo é confeccionar uma grande bandeira a ser desfraldada no último dia do Circuito Penedo. Às 16h, o Mirante Forte Maurício de Nassau recebe o bate-papo com realizadores dos filmes, mediado por Nuno Balducci.
À noite, prosseguem as mostras do 9º Festival Universitário de Alagoas (a partir das 19h) e a de longa-metragem com o filme “O Seu Amor de Volta (Mesmo que ele não queira)”, às 21h. Na sequência, um debate com o diretor Bertrand Lira e a atriz Danny Barbosa. O evento se encerra com a supernoite e a programação cultural a partir das 23h. Vale reforçar que essas atrações serão realizadas na Praça 12 de Abril e o melhor: tudo é gratuito!
O Circuito é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas. Mais informações sobre a programação no site do evento ou pelas redes sociais. No Instagram, o endereço é @circuitopenedo.
*com Assessoria