(Atualizada às 8h43)
Ciretrans de todo o estado, SACs da capital e a sede do Detran irão paralisar suas atividades nesta quarta-feira (13). A paralisação foi definida em assembleia, e é uma advertência para chamar a atenção do Estado quanto às reivindicações da categoria. O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran em Alagoas (Sinsdal), Clayberson Ferraz, diz que a paralisação irá se repetir semanalmente, todas as quartas-feiras.
“Tivemos assembleia realizada, onde a categoria decidiu que todas as quartas-feiras o Detran vai paralisar as atividades na capital e no interior do estado. Todas as Ciretrans do estado e além das bancas examinadoras e sedes do Já da capital”, explicou o presidente do Sinsdal.
Clayberson Ferraz ressaltou que a categoria irá paralisar como forma de advertência, mas que os serviços suspensos nas quartas-feiras voltarão à normalidade nas quintas.
O presidente do Sindal também destacou que a categoria busca as mesmas reivindicações há quatro anos e espera uma resposta satisfatória do governo, para o aumento do efetivo e revisão do piso salarial.
“Nossas reivindicações são as mesmas nos últimos quatro anos. Queremos a realização de um concurso público para o órgão com no mínimo 160 vagas e equiparação salarial do nosso piso salarial, com profissionais da Segurança Pública. O piso salarial do Detran é R$ 3.309, o menor para uma categoria de nível superior e que possui o principal diferencial nessa tratativa. Somos arrecadadores e superavitários”, disse Ferraz.
A decisão tomada em assembleia afeta todos os serviços oferecidos pelas Ciretrans, SACs, JÁS e Sedes do Detran. Além de bancas examinadoras e vistorias.
Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa à população que foi comunicado, através de representantes do Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas (Sinsdal), acerca de uma paralisação a ser realizada durante esta quarta-feira (13).
Além disso, o Detran diz que a decisão em paralisar o serviço público é de inteira responsabilidade do sindicato da categoria e dos servidores, portanto, a autarquia não tem qualquer vínculo com a decisão e trabalhará para que os cidadãos não sejam prejudicados.
Caso os serviços agendados para esta quarta-feira (13) não possam ser prestados, o Detran de Alagoas ressalta que os usuários não irão precisar arcar com uma nova taxa para concluir o serviço desejado. Além disso, o atendimento será realizado posteriormente, em caráter de urgência, numa nova data que será divulgada.
A direção do departamento ainda reforça que as negociações e tratativas técnicas sobre as demandas do sindicato continuarão sendo discutidas.
*Estagiária sob supervisão da editoria