Integrantes do Movimento Brasil e do Fórum de Maceió realizam um protesto contra a Rede Globo de Televisão, nesta sábado (2), na Orla da Ponta Verde, entre os bares Canoa e Loupana, na capital.
Segundo um dos organizadores, o ato repudia a emissora por “sua falta de compromisso com a verdade” e por “manipular” o telespectador.
“O objetivo é nos manifestarmos contra a Globo, por sua falta de profissionalismo e compromisso com o jornalismo de verdade. No momento em que ela publica uma matéria, onde ela já sabe que é uma mentira e, de forma leviana, confunde as pessoas, em cima de um fato que já havia sido desmentido”, explica o líder do Movimento Brasil, Leonardo Dias.
A origem da manifestação se deu após a Globo noticiar, no Jornal Nacional da última terça-feira (29), uma menção, feita por um porteiro do condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, apontando uma ligação do presidente Jair Bolsonaro com um dos acusados de matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes. Na mesma reportagem, a Globo também citou uma contradição na afirmação do porteiro, pois Bolsonaro estava em Brasília no dia apontado nas investigações. Posteriormente, uma procuradora do caso afirmou que o porteiro mentiu ao mencionar o presidente.
Para Leonardo Dias, a notícia divulgada pela Globo não foi só um ataque ao Bolsonaro, mas à Presidência da República.
“No momento em que ela [a Globo] causa, ou coloca, na mente das pessoas uma dúvida em cima da instituição, é uma acusação extremamente grave em cima do ocupante do cargo em exercício. Exatamente porque está perdendo verba. Na verdade, é uma perseguição devido à queda de sua receita com os anúncios públicos”, diz Leonardo.
De acordo com a organização, o ato iniciou às 9h e deve seguir até o início da noite. Os manifestantes colocaram na areia cartazes, faixas, coroa de flores e um caixão. Além da Globo, também há citações de repudio ao Supremo Tribunal Federal (STF) e 57 cruzes pintadas. “São 57 cruzes pintadas, simbolizando os 57 milhões de votos que o presidente teve. Simbolizando as pessoas que confiam no trabalho dele”, explica o líder do Movimento Brasil.