O deputado federal e ex-ministro do Turismo Marx Beltrão (PSD) fez um apelo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em busca de ampliar o orçamento do Ministério do Turismo para 2020. O corte no orçamento da pasta para 2020 foi de 58%, saindo de cerca de R$ 600 milhões para R$ 200 milhões. O pleito de Beltrão foi feito em audiência na Câmara dos Deputados.
“O ministro Paulo Guedes precisar rever este corte drásticos dos recursos do Ministério do Turismo. Reduzir os investimentos de uma área que cada vez mais cresce e gera empregos no país é andar na contramão. O Ministério precisa de fomento e apoio, porque um Ministério forte significa um turismo forte. O presidente Bolsonaro afirmou na campanha de 2018 que investir em turismo seria prioridade. E queremos crer que a promessa será cumprida”, disse Beltrão.
Em tempo: além de diversas outras ações, os recursos do Ministério do Turismo são investidos em ações de promoção e divulgação dos destinos nacionais para o público consumidor brasileiro e estrangeiro, além de obras de infraestrutura turística em estados e municípios. Especialistas em políticas para o setor também criticam duramente a previsão de redução nos investimentos da pasta para 2020.