Conversei, no dia de ontem, com o deputado estadual Davi Maia (Democratas) sobre a possível ida do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Marcelo Victor (Solidariedade) para o Democratas.

De acordo com informações de bastidores, a ida de Marcelo Victor para a legenda tem sido conversada com a Executiva Nacional.

O presidente da Casa de Tavares Bastos – ainda segundo os bastidores – tem contado com a ajuda do deputado federal Arthur Lira (PP), que intermediou os diálogos com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Democratas).

A mudança no Democratas pode gerar rotas de colisão com o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, que comanda a agremiação, e com o deputado Davi Maia.

O ponto central é a eleição de 2022, já que Davi Maia e Marcelo Victor possuem o interesse de disputar cadeira na Câmara dos Deputados.

Pelo acordo em Brasília, Marcelo Victor assumiria o controle do diretório estadual. Davi Maia – entretanto – afirma que não haverá mudanças para como o Democratas tem pensando as eleições de 2020, caso se confirme a chegada do presidente da Assembleia na sigla.

“O diretório municipal é uma comissão executiva e as cadeiras são de companheiros. Se o Marcelo Victor entrar no Democratas, não muda nada em relação a esse cenário do diretório municipal de Maceió. Caso se confirme, pode haver mudanças só depois da eleição de prefeito”, explica o parlamentar do Democratas.

Maia também diz que é difícil avaliar, pois as informações até agora são “especulações”. Porém, deixa claro que o assunto não passa pela Executiva nacional, mas sim algo que vem de cima para baixo.

De qualquer forma, como não há mudanças para as eleições do ano que vem, Maia afirma que “fica no partido até a eleição de prefeito para conduzir os destinos da sigla no pleito da capital”.

“Lógico, se ele vier e houver uma mudança no âmbito estadual, isso interfere muito nos destinos políticos do partido em relação a como a gente pensa o Democratas e quanto à minha decisão de ficar ou não no partido. Por enquanto é especulação, mas tem que esperar para ver tudo que pode acontecer. Eu estou construindo uma chapa de vereadores para o Democratas não vejo possibilidades de mudanças no curto prazo”, complementa.