Infelizmente a maior torcida de time de futebol do Brasil não é do ASA, CSA, CRB ou Botafogo, de acordo com nova pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 29 e 30 de agosto em 175 municípios. Foram ouvidas 2.878 pessoas com idade superior aos 16 anos.
Aliás, há quem diga - com certo ‘respeito e despeito’- que não é uma torcida, mas sim uma praga! (no bom sentido) de tantos brasileiros que são flamenguistas. Ah, dizem ainda os ‘despeitados’, que o clube conta com o apoio maciço da Rede Globo.
Bom, deixando de lado frustrações e teorias conspiratórias, 22% dos entrevistados não torcem por nenhum time – essa e á maior torcida dentro da margem de erro de 6 pontos para mais ou para menos. E um em cada cinco brasileiros torce pelo Flamengo.
A pesquisa nacional diz que os cariocas têm 20% da preferência. Corinthians tem 14%. Uma pena que nenhum time alagoano apareceu nesse levantamento porque não atingiram ao menos 1%.
Os demais clubes citados são: São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%).
Os torcedores do Flamengo são maioria nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, respectivamente, 39%; 27%; 28%. Há empate técnico com o Corinthians no Sudeste, com o clube paulista à frente (18% a 17%), mas dentro da margem de erro de 3% para mais ou para menos.
No Sul os líderes são os dois clubes gaúchos, Grêmio (23%) e Internacional (17%), seguidos por Corinthians (11%), Flamengo (4%), São Paulo (4%) e Santos (4%). A margem de erro aqui é de 5%.
Leia aqui a pesquisa publicada na Folha.