O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), iniciou uma campanha de regularização dos usuários de água, nos municípios margeados pelo Canal do Sertão. A ação teve início na última quarta-feira (11) e vai até a próxima quinta-feira (19), com o intuito de instruir os usuários para o uso consciente dos recursos hídricos do Canal.

A ação é necessária para que a água vinda do Canal possa ser usada de forma ordenada e não possa causar uma salinização no solo, deixando-o infértil, prejudicando a produção de alimentos dos agricultores. Por isso, além do cadastramento, os produtores rurais serão capacitados sobre o manejo de água e solo e terão assistência técnica disponível, depois da entrega das outorgas.

Os técnicos da Semarh estão visitando os produtores nos oito municípios que usam o recurso vindo do Canal do Sertão, que são: Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e Piranhas, para que possam ser cadastrados e assim receberem a outorga permitindo o uso correto da água. A campanha visa regularizar cerca de 300 agricultores nessa primeira etapa, que vem sendo feita com o apoio dos municípios.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fernando Pereira, destacou os benefícios que os usuários de água terão, depois da realização do cadastramento e da regularização. “É um passo muito importante para que os produtores possam desenvolver ainda mais suas produções, já que regularizados, eles vão poder ter acesso aos créditos rurais para a produção agrícola, podendo assim aumentar a produção e gerar mais empregos para a região”.

Trabalho conjunto

Além do cadastramento, a Semarh está trabalhando em conjunto com o Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para ministrar os treinamentos de capacitações aos agricultores. E os serviços de assistência técnica serão feitos pela Secretaria de Estado da Agricultura do Estado de Alagoa (Seagri).