Durante uma operação realizada nesta quarta-feira (28), equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) autuaram 42 condutores e removeram outros seis veículos por estarem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As ações foram realizadas nos bairros do Centro, Pontal, Vergel do Lago, Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, Ponta Verde e Feitosa, com o intuito de coibir a ação de condutores que realizam o transporte remunerado irregular de passageiros, os conhecidos transportes clandestinos.
Durante as ações, dois veículos foram removidos, em acordo com a Lei Municipal 6.466/2015, que prevê multa de R$ 2.180 para quem realizar o transporte remunerado de passageiros sem o cadastro na SMTT. Como medida administrativa, os veículos são removidos ao pátio do órgão e só são liberados após a regularização junto ao Município.
“As operações têm o intuito de retirar de circulação os veículos que oferecem riscos à vida e à segurança viária dos maceioenses. Os usuários que utilizam este serviço irregular optam por abrir mão dos direitos que são garantidos a quem utiliza o transporte coletivo urbano regulamentado pelo Município. Além disso, como atuam de forma irregular, fica difícil localizá-los caso alguma ocorrência aconteça durante o percurso”, explica o assessor técnico de Transportes, Alexsandre Serafim.
As principais irregularidades detectadas foram veículos com o licenciamento atrasado, uso indevido do celular enquanto dirige, estacionamento irregular e a falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no momento das abordagens.
*Com Ascom SMTT