Durante toda última terça-feira, 13, cerca de 50 produtores rurais de Delmiro Gouveia participaram de uma capacitação realizada pela Prefeitura de Delmiro Gouveia e a Embrapa Semiárido, sobre a produção de hortaliças orgânicas.

Dividido em dois momentos, os pequenos produtores rurais puderam pela manhã, acompanhar as explicações técnicas oferecida pelos servidores da Embrapa.

Desde a escolha das hortaliças até o manejo ideal para a região de Delmiro Gouveia, os pequenos produtores puderam tirar suas dúvidas com os profissionais da Embrapa, em busca de uma produção de qualidade e melhores resultados para o homem do campo.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Estevão Firmo, os produtores rurais já reconhecem a parceria entre a Prefeitura de Delmiro e a Embrapa, como um grande avanço para a produção agrícola do município.

“Lançamos esta capacitação para os produtores rurais e a procura foi muito grande. Selecionamos os principais produtores de cada região do município e que eles serão os responsáveis por disseminar todo o conhecimento adquirido nesta capacitação com as suas comunidades. Os produtores rurais de Delmiro Gouveia, já reconhecem este novo momento na história da agricultura local, onde o conhecimento está sendo disseminado entre todos e o apoio do Prefeito Padre Eraldo está trazendo diversos benefícios para as famílias que vivem diretamente da produção agrícola”, disse Estevão.

À tarde, os produtores puderam participar de uma aula prática em uma área no povoado Genivaldo Moura.

Os técnicos da Embrapa ensinaram sobre irrigação e a utilização de matéria-prima natural para desenvolver defensivos agrícolas contra pragas e para uma melhor produção de hortaliças.

Rosângela Gomes, moradora do povoado Lamerão, destacou o apoio oferecido pela Prefeitura de Delmiro Gouveia para os pequenos produtores.

“Estamos tendo um grande apoio do Prefeito Padre Eraldo no desenvolvimento de ações para o pequeno produtor rural. Na minha comunidade já estamos desenvolvendo pequenas áreas produtivas e, com esta capacitação, vamos poder melhorar nossa produção e aumentar a renda das famílias”, afirmou Rosângela.

O Prefeito Padre Eraldo esteve presente no curso e destacou o novo momento para os produtores rurais de Delmiro Gouveia.

“Quando assumimos em 2017, cerca de 80% das hortaliças vendidas na feira livre de Delmiro Gouveia vinham das cidades e estados vizinhos, hoje 90% é produzido na nossa cidade. Em apenas 2 anos, conseguimos mudar a realidade do homem do campo, gerando novas oportunidades e melhorando a renda das famílias.

Os tratores que antes ficavam enclausurados em galpões, hoje estão à disposição das comunidades. Já entregamos 5 e até o final do ano estaremos entregando mais um.

Com a chegada da Embrapa, que estará ao lado do produtor rural durante os próximos 3 anos, tenho certeza que a economia de Delmiro Gouveia dará um grande salto, assim como aconteceu em outros municípios brasileiros onde os técnicos da Embrapa estiveram presente. É preciso que o produtor rural se aposse do conhecimento, das técnicas apresentadas para que os novos rumos do desenvolvimento estejam no caminho destas famílias. Este é o papel principal do Poder Público, contribuir com o desenvolvimento, apoiar quem mais precisa, para que as mudanças reais cheguem à todos.”

*com Assessoria