Devido às chuvas que caem no estado de Pernambuco desde o início desta semana, a Defesa Civil Estadual de Alagoas tem monitorado os rios que recebem água do estado vizinho. A medida do órgão foi tomada após alguns rios do estado de Alagoas registrarem elevação.
Em entrevista ao CadaMinuto, o coordenador da defesa civil estadual, Tenente-Coronel Moises Henrique, informou que existe o registro de elevação de alguns rios que recebem águas vindas de Pernambuco, mas até o momento não há risco de desastre natural por inundação.
De acordo com o coordenador, as cidades que estão com uma atenção redobrada são as que compõem o Vale do Jacuípe, como Campestre, Jacuípe, Jundiá e Colônia Leopoldina, pois são municípios mais próximos de Pernambuco e consequentemente recebem mais água dos rios do estado vizinho.
“A primeiro momento nossa missão é salvar as vidas visando mostrar o risco e a possibilidade de alagamento naquela região, mas apesar disso estamos trabalhando para que todas as regiões estejam devidamente monitoradas”, afirmou Tenente-Coronel Moises.
Já de acordo com o coordenador da defesa civil municipal da cidade de Colônia Leopoldina, James Souto, a situação na cidade é estável, mas de total alerta.
Segundo James, uma ponte de Madeira, localizada na Zona Rural do Município chegou a cair, mas não houve feridos. Ainda segundo informações do coordenador municipal, a região mais critica que é conhecida como caboge registra até a manhã desta quinta-feira (25), pontos de alagamentos.
“Devido aos alerta que recebemos nos últimos dias montamos toda uma estrutura para retirar as famílias das áreas de risco, com carros para que as famílias saíssem das residências de maneira segura e uma escola municipal chegou a ser destinada a funcionar como um ponto de apoio, mas a resistência é muito grande por parte dos moradores”, afirmou James.
Ainda segundo James, apenas três famílias, saíram das residências, mas não chegaram a se alojar em prédios públicos. A alternativa delas foi de buscar a casa dos familiares.
“A água chegou a entrar em algumas residências, mas é uma situação totalmente controlada, passamos a madrugada em alerta e vamos seguir desta forma até que a situação volte à normalidade”, frisou James.
De acordo com informações da meteorologia, a probabilidade é de que a chuva que cai no estado de Pernambuco e que pode trazer consequências a municípios do estado de Alagoas deve diminuir no decorrer do dia de hoje.
*Estagiário sob a supervisão da editoria








