Foi aprovado na noite desta quarta-feira, (10), em primeiro turno, na Câmara dos Deputados, o texto base da reforma da Previdência. Com 379 votos a favor e 131 votos contrários. Dos 513 deputados, 510 votaram, um quórum considerado altíssimo.
A proposta prevê idade mínima de aposentadoria, tempo de contribuição e regras de transição. Agora, os destaques propostos devem ser analisados pelos partidos e o texto-base ainda pode sofrer mudanças.
Pelo menos 15 destaques serão avaliados. A aprovação de cada um deles também exige uma quantidade de 308 votos, no mínimo.
Agora a proposta também precisa ser aprovada em 2º turno, para ser encaminhada ao Senado Federal. A expectativa é que isso ocorra até o próximo sábado (1). No entanto, há possibilidade de mudanças, visto que os parlamentares e bancadas partidárias apresentaram destaques para mudar a proposta.
Como se trata de uma mudança na Constituição, além da sessão do segundo turno na Câmara, haverá mais dois turnos no Senado antes d a reforma ser promulgada e entrar em vigor.










