Até o mês de junho a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil de Maceió deverão estar apresentando aos moradores dos bairros de Pinheiro, Bebedouro e Mutange o mapa denominado de operacional, que mostrará, detalhadamente, as regiões que precisarão ter os imóveis desocupados, assim como as áreas que devem continuar em monitoramento constante e que podem apresentar algum risco de acordo com o volume de previsão de chuvas.

O mapa é elaborado com base nos dados obtidos através do estudo realizado pela CPRM. De acordo coma Defesa Civil municipal, o mapa operacional está em fase de elaboração, envolve diversos órgãos e aspectos de alta complexidade.

 Nesta quarta-feira (22), os órgãos federais reuniram-se no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília. Durante o encontro, equipes compartilharam informações sobre iniciativas que estão em implementação, alinharam ações conjuntas e planejaram as próximas medidas.

As missões do grupo, neste momento, são para apoiar o município na elaboração do mapa operacional dos bairros e consolidar o Plano de Ação Federal. “O objetivo principal da gestão de riscos é preservar vidas, além de minimizar os efeitos do desastre em curso, os prejuízos econômicos, sociais e a recuperação da área afetada”, destaca o secretário coronel Alexandre Lucas.

Plano de Ação

O planejamento abrange todos os órgãos que serão responsáveis diretos por ações de curto, médio ou longo prazo em suas áreas de atuação. As medidas contemplam, por exemplo, ações de defesa civil, monitoramento geológico, saúde, habitação, educação e segurança pública, dentre outras.

A previsão é apresentar as propostas de cada área para o Plano de Ação também no mês de junho.

*Com informações da Assessoria.