O grupo político da deputada estadual Fátima Canuto (PRTB), que inclui o prefeito do Pilar, Renato Rezende Rocha Filho, quer ampliar o domínio.

Canuto se elegeu deputada estadual nessa legislatura e – por meio das negociações com o Executivo – conseguiu indicar a atual secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas, Cecília Rocha.

Ela é indicação de Fátima Canuto. No início, foi tratada como sendo indicada pelo PRTB, que tem mais dois deputados na Casa de Tavares Bastos. Mas, o partido já rebateu. Os demais parlamentares da legenda seguem em busca de “melhores relações” com o Palácio República dos Palmares, comandado por Renan Filho (MDB).

Todavia, a relação entre Renan Filho e Assembleia Legislativa – já tratada nesse blog – é outra pauta.

Em tela, a pretensão de Cecília Rocha que se prepara para – em 2020 – ser candidata a uma prefeitura municipal. Mas, não é o Pilar. Rocha mira na cidade de Atalaia, como ela mesmo colocou em recente entrevista ao CadaMinutoPress.

Coisas da política alagoana, onde os políticos ampliam os seus domínios. Cecília Rocha é nora de Fátima Canuto, que é mãe de Renato Rezende, que é aliado de Renan Filho.

A jogada do grupo foi conseguir – por meio da articulação política – uma vitrine para Rocha dentro da administração municipal. Logo, ela pode concorrer ao cargo de prefeita, em futuro próximo, com o apoio de Renan Filho.

Cecília Rocha não esconde o sonho.

Isso impede dela fazer um bom trabalho na Ciência e Tecnologia? Claro que não! Mas mostra que os critérios para ocupação de espaços não são técnicos, mas sim ditados pelo xadrez político do momento. Óbvio: isso não é novidade.

Acontece no Palácio e em outros locais. É parte da política de uma forma geral.

A secretária, entretanto, diz que isso está “nos planos de Deus”. Sei, sei, sei… A secretária-candidata espera ter a pasta como impulso e também a administração do Pilar no palanque de Atalaia.

Estou no twitter: @lulavilar