O senador Rodrigo Cunha (PSDB) quer investigar o vazamento de informações de dados do INSS que atinge especialmente a população idosa.

No final de 2018, o INSS – por meio de uma instrução normativa – determinou que os bancos só podem procurar aposentados e pensionistas depois de seis meses da concessão do benefício.

Entretanto, foram registrados casos em que os idosos são procurados antes mesmo de obterem a resposta sobre o pedido de aposentadoria.

Em fevereiro desse ano, a advogada Lilian Salgado – do Instituto de Defesa Coletiva – afirmou que já recebeu diversas queixas de aposentados que são procurados pelas instituições financeiras antes mesmo da carta de liberação de aposentadoria.

Isso levanta a suspeita sobre o vazamento de dados do INSS. Na época, o INSS disse que todos os dados são seguros e de caráter sigiloso.

Agora, Rodrigo Cunha quer entrar na discussão. O parlamentar apresentou um requerimento para que seja realizada uma audiência pública para discutir essa situação. O documento foi aprovado no dia de ontem, 07, na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

“Vamos realizar uma audiência pública sobre o INSS e o vazamento de dados, que faz com que principalmente os idosos sejam alvos fáceis dessa prática abusiva”, destacou o tucano.

Estou no twitter: @lulavilar