A Prefeitura de Maceió realizou nesta terça-feira (07) mais uma ação com os jangadeiros que oferecem o passeio turístico às piscinas naturais da Praia de Pajuçara. A atividade levou orientações para que os profissionais se regularizem no Conselho Gestor do Passeio Turístico em Embarcações e continuem explorando o passeio de forma legal.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), visa orientar os condutores sobre a permissão na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), responsável pela emissão do documento que autoriza a exploração do passeio, a fim de evitar o impedimento da atividade.

“Esse momento funciona como uma pré-fiscalização, já que nosso objetivo não é punir e sim regulamentar esses condutores para oferecer uma melhor prestação de serviço aos turistas e também coibir o passeio clandestino”, afirmou o coordenador do Conselho e representante da Semtur, Bernardo Palmeira.

O acesso a documentação se dá por meio da participação dos jangadeiros em um seminário de sensibilização turística oferecido pela Semtur. A etapa é obrigatória para que os condutores sejam habilitados com a permissão de realizar passeios turísticos. A ação começou em dezembro de 2018 e já atendeu dezenas de profissionais com palestras de boas práticas e manipulação de alimentos, primeiros socorros, educação ambiental, atendimento ao turista, navegação e segurança, além da entrega de carteiras aos profissionais.

A ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), da Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos de Alagoas, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), do Corpo de Bombeiros e da Colônia de Pescadores Z1, além de SMTT e Semtur.