Comentei aqui – em outras postagens – sobre a relação entre o Executivo e o Legislativo no atual mandato do governador Renan Filho (MDB).
No primeiro mês de mandato e legislatura, houve um embate para a eleição do presidente da Casa de Tavares Bastos. O governador queria “impor” o deputado estadual Olavo Calheiros (MDB) e até retaliou aliados na busca por votos. Mas, o parlamento se manteve firme na candidatura vitoriosa do deputado estadual Marcelo Victor (Solidariedade).
Destaquei as sequelas oriundas do processo. Alguns parlamentares aliados, gostaram da “independência” em relação ao Executivo estadual. Foi o caso da deputada Jó Pereira (MDB).
No passado, ela teve o grupo político dela retaliado com perdas de espaço no primeiro escalão do Executivo. O grupo de Pereira recompôs e indicou o secretário de Meio Ambiente. Porém, os pronunciamentos dela – no parlamento – permaneceram firme, ao ponto de incomodarem Olavo Calheiros.
O PRTB também não se sente contemplado pelo governador e há outras insatisfações que devem ser trabalhadas pelo líder na Casa, o deputado Silvio Camelo (PV) e o novo secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias.
Na sexta-feira passada, 03, Renan Filho almoçou com quase todos os deputados estaduais, inclusive os opositores Davi Maia (Democratas) e Bruno Toledo (PROS).
É a busca pela recomposição mais sólida, mesmo tendo uma bancada governista ampla. De acordo com o jornalista Edivaldo Júnior – em seu blog, no Gazetaweb – o almoço não deu em nada. Tudo continua como antes, apesar da foto com Renan Filho e quase todo o parlamento estadual. Foram 24 deputados estaduais presentes no encontro.
Por sinal, a presença da maioria no encontro é atribuída muito mais a um pedido de Marcelo Victor do que do governador. De concreto? Nada!
Marcelo Victor saiu do almoço mais forte que Renan Filho, pois conduziu a cena e mostrou que o grupo confia nele. A oposição – Toledo e Maia – segue sem aproximação com o Executivo.
Não houve discussão de temas importantes para o Estado, de projetos futuros, nem pedidos. Tudo não passou de um mero bate-papo, um “tanto faz”.
Pelo que publica Edivaldo Júnior, Maia ainda saiu com a sensação de que Renan Filho perdeu a oportunidade de discutir assuntos relevantes.
Estou no twitter: @lulavilar