Alunos de escolas estaduais de Maceió denunciaram ao Cada Minuto nesta sexta-feira (03) que estão sem aula há mais de uma semana devido à falta de transporte escolar que está prejudicando os estudantes.

Na manhã de hoje, um grupo realizou um protesto no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió, contra a falta de ônibus escolares. Ainda segundo eles, os motoristas não estão trabalhando por falta de pagamento.

Segundo Matheus Motta, aluno da escola estadual Théo Brandão, que fica localizada no bairro da Jatiúca, desde a última segunda-feira (29), que os ônibus não estão circulando.

Conforme ele, o problema é recorrente. “Desde que os motoristas pararam as atividades que estamos sem aula e isso não é de hoje, desde o inicio do ano que estamos enfrentando diversas dificuldades com o transporte escolar”, disse.

Ainda de acordo com Matheus, os estudantes de diversas escolas estão tentando um diálogo junto com a 13º Gerência Regional de Ensino (GERE), mas até o momento não obtiveram êxito. “Estão jogando os estudantes de um lado para o outro e até agora nenhum posicionamento foi passado para que pudéssemos ter uma tranquilidade sobre o problema”.

O diretor-adjunto da escola Theotônio Vilela Brandão, Sidcley Ferro, entrou em contato com a reportagem e informou que as aulas não estão suspensas, mas que nessa quinta-feira e sexta-feira, um grupo de alunos - pela falta de transporte escolar - decidiu não ir às aulas no período da manhã. Segundo o diretor, as aulas estão acontecendo normalmente e os transportes são ofertados pela Seduc, o que não é de responsabilidade da escola a falta destes transportes.

Segundo funcionários de escolas do Complexo Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA), pouquíssimos alunos frequentaram as aulas durante essa semana, prejudicando assim o andamento do calendário escolar.

A reportagem do Cada Minuto ligou para a Secretaria de Estado da Educação, mas as ligações não foram atendidas.

*estagiário sob a supervisão da editoria