Deve ser divulgado nesta terça-feira (30) o laudo preliminar com o diagnóstico da situação do bairro do Pinheiro e adjacências, pela Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM), que confirmou a informação na tarde desta segunda-feira (29). A forma de divulgação do relatório será definida na reunião do órgão com o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Público Estadual (MPE/AL), ainda em andamento.

O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, a atualização do Plano de Contingência (Compdec) foi entregue para o MPE no dia 17 de abril e tem validade até amanhã. Se o laudo não for apresentado no prazo, novas modificações serão necessárias no plano, que deve ser atualizado logo que o laudo for liberado.

Segundo a recomendação feita pelo MPE/AL, foi solicitado ao Serviço Geológico do Brasil, da CPRM, e à Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, órgão do Ministério de Minas e Energia, a entrega de um plano de comunicação para apresentação e divulgação, no dia 30 de abril, do laudo parcial referente aos estudos sobre o caso.

O ponto de encontro no caso de evacuação, indenização para os moradores e evacuação de trechos do Eixo Cepa serão algumas das possíveis modificações que dependem da divulgação do laudo preliminar. Além disso, o documento também irá apontar as causas das rachaduras, afundamentos e demais problemas que vêm ocorrendo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió.

Em nota, o MPE/AL afirma que manteve contato com o MME reforçando a importância da divulgação desse laudo preliminar, para que o plano seja apresentado o quanto antes a sociedade.