Por indicação do PRTB – o partido que é comandado no Estado pelo dirigente Adeílson Bezerra – a primeira-dama da cidade do Pilar, Cecília Hermann Rocha, assumiu a pasta da Ciência e Tecnologia na nova gestão do governador Renan Filho (MDB).
O governador sacramenta – desta forma – mais uma aliança com membros da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, em especial a deputada estadual Fátima Canuto, eleita para o seu primeiro mandato. Além disso, reforça a parceria com o prefeito do Pilar, Renato Filho.
Que o governador deve construir uma base governista ampla, é coisa que ninguém duvida. O PRTB – por sinal – sempre esteve próximo do MDB em Alagoas. A sigla é um dessas naus que, nos mares eleitorais, apenas pensa na matemática do pleito para alcançar cadeiras no parlamento estadual.
Adeílson Bezerra é mestre nisso. Um exímio jogador que sempre conseguiu tornar o partido via atrativa para as pretensões eleitorais de seus membros com mais capilaridade de votos, mesmo quando isso – como ocorreu nas eleições passadas – provoca desentendimentos entre eles. Por sinal, tais brigas internas até foram retratadas por esse blog.
O PRTB elegeu Breno Albuquerque, Fátima Canuto, Flávia Cavalcante e Jairzinho Lira. Uma bancada, ainda que a agremiação não tenha qualquer bandeira definida em Alagoas, mesmo sendo a sigla do vice-presidente General Hamilton Mourão (PRTB).
Chegar à vice-presidência foi o ápice do nanico que sempre teve o folclórico Levy Fidélix disputando as eleições nacionais. Todavia, o PRTB de Alagoas sempre foi tão focado em atingir metas que chegou a eleger um deputado federal em 2014, o ex-prefeito Cícero Almeida. Depois, mas ainda no mandato, Almeida deixou a sigla numa troca de acusações com Fidélix.
A indicação de Cecília Hermann é o “toma lá dá cá” da velha articulação política. Claro, isso não exclui a possibilidade de ela fazer uma boa gestão na pasta. Que assim seja. Há quem diga que a nomeação de Cecília Hermann é a última pretensão de mudanças do governador buscando as composições no primeiro escalão.
Desde o início do governo, quando bateu de frente com a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas na tentativa frustrada de eleger o presidente daquela Casa, Renan Filho trabalha as alianças. Isso fez Melina Freitas regressar à Cultura e Fernando Pereira – do grupo da deputada Jó Pereira (MDB) – assumir o Meio Ambiente. Segue o jogo.
Estou no twitter: @lulavilar