O prefeito Rui Palmeira esteve reunido com gestores municipais, estaduais e federais na manhã desta quarta-feira (17) para apresentar o Plano de Contingência para os bairros afetados pelas rachaduras em Maceió. De acordo com o que foi apresentado, em caso de chuva forte, o Ginásio do Sesi será o ponto de apoio para os moradores do Bebedouro, Mutange e Pinheiro. Ao todo, 100 ônibus serão disponibilizados para levar os moradores ao local de apoio.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, o plano é uma atualização para que as pessoas não fiquem no período de chuva nas ruas e sim, para que tenham um lugar de abrigo.
Conforme Dinário Lemos, caso chova de 30 a 40 milímetros em uma hora e exista a previsão de chover mais, os secretários e os coordenadores serão chamados para tomar uma decisão colegiada para que as áreas de risco sejam evacuadas.
“As áreas que se pedem para evacuar são as áreas vermelha, laranja e amarela. Mas, nós podemos ser surpreendidos pela natureza como aconteceu no Rio de Janeiro”, afirmou o coordenador.
Ainda conforme Dinário, outra modificação no plano é que a Casa Vieira e a Importadora que eram pontos de apoio não serão mais locais estratégicos para os moradores.
O líder comunitário da Gruta do Padre, Ricardo Batista disse em entrevista que ‘tudo que for para prevenir é importante’, mas que deseja que as autoridades olhem para os moradores afetados de forma diferente.
“Se houver a necessidade do morador permanecer mais de um dia no Ginásio é preciso que tenha kits, cestas básicas e agasalhos”, finalizou.
*estagiário sob a supervisão da editoria












