Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do 5º período da Universidade Tiradentes(UNIT), resolveram trazer cor e alegria para calçadas da cidade de Maceió em um projeto de extensão da disciplina práticas de pesquisa na área de arquitetura e urbanismo.

Segundo a estudante Carol Guimarães, o primeiro local escolhido pelo projeto foi Conjunto Medeiros Neto, no bairro da Santa Amélia, que de acordo com ela não tinha tanto atrativo visual de cores. 

A estudante contou a reportagem do CadaMinuto que o local escolhido era mais utilizado por adolescentes e adultos, não por falta de estrutura, mas pela falta de atrativo para as crianças. “Uma parte das calçadas são bem extensas, daí a gente quis fazer algo que retratasse a infância e a cultura local para atrair as crianças, já que o local é seguro e os pais conseguem ver seus filhos brincando”, destacou.

Ainda segundo a estudante, antes desse espaço ser revitalizado as crianças ficavam muito ansiosas. “Sem o espaço pra brincar a única alternativa era ficar no celular e a nossa intenção era trazer o espirito de brincar na rua como tinha o costume antigamente”.

Já para o estudante Leonardo Raposo, que também faz parte do projeto de extensão, a intensão é mostrar a importância da brincadeira para a criança, tendo um local ao ar livre onde possam adquirir noções do mundo, tendo uma maior liberdade.

O estudante Leonardo Raposo destacou ainda que o projeto já tem página no Instagram, @seessacalcadafosseminha e que  o nome foi uma paródia ao nome de uma cantiga infantil popular "Se essa rua fosse minha", modificado. para enfatizar a proposta do nosso projeto.

Carol Guimarães acredita ainda que através deste projeto é possível trazer de volta a real essência de ser criança. “Devido a toda tecnologia as crianças não se socializam como antes e espaços atrativos fazem com que se tornem mais frequentados para que elas possam brincar”. 
 

*Estágiario sob supervisão da editoria