Nesta quarta-feira (10), a diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev Maceió), Fabiana Toledo, reuniu-se, na sede do órgão, com o delegado Antônio Edson, da Delegacia Contra Ordem Tributária e Administração Pública (Decotap).

Na reunião foram discutidos procedimentos que devem ser adotados pelo Iprev Maceió para dar celeridade à apuração dos casos de indícios de irregularidade contra a previdência e a administração pública, identificados por meio de cruzamento de dados entre as bases de dados da Prefeitura de Maceió, do Sistema Nacional de Óbitos (Sisob), do Cadastro Nacional Informações Sociais (CNIS) e da Base de Dados do INSS.

De acordo com Fabiana Toledo, as instruções da Decotap contribuirão para que os casos sejam apurados o mais rápido possível. “A Decotap se mostrou muito disponível e nos deu vários encaminhamentos e instruções de como abordar as pessoas na hora de colher as informações. Os órgãos estão unidos para que quem cometeu algum tipo de delito contra a previdência e a administração pública possa ser identificado da melhor forma e o mais rápido possível”, afirmou.

Até agora, o cruzamento já identificou quase seis mil servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas com indícios de irregularidades. Entre as inconsistências, foram encontrados casos de óbitos, incompatibilidade de aposentadorias e benefícios e conflito de carga-horária entre os setores público e privado.

O Iprev Maceió segue com a comparação entre bases de dados e, em breve, cruzará as informações previdenciárias do Município com o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), do Governo Federal.

A verificação destes indícios de irregularidade foi possibilitada pelo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Prefeitura de Maceió, o INSS e a Secretaria de Previdência Social do Ministério da Economia.

Nesta quinta-feira (11), representantes do Iprev Maceió participarão de uma reunião com técnicos do Núcleo de Inteligência da Controladoria Geral da União (CGU).