De acordo com informações de bastidores, o papel de líder do governo Renan Filho (MDB) na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas deve ser exercido pelo deputado estadual Sílvio Camelo (PV).

Por sinal, o parlamentar já tem – de certa forma – cumprido a função sendo um dos defensores do governo estadual dentro da Casa de Tavares Bastos. Em um dos embates com o deputado Bruno Toledo (PROS) – que é oposição – já foi até classificado como “líder”, por ter sido tão enfático na defesa do Executivo.

Todavia, sem depender de Sílvio Camelo, o governo estadual segue remontando sua base na Casa. Entrará em cena o velho jogo da distribuição de cargos para compor a bancada governista. Afinal, o início da legislatura não foi tão bom assim para o Executivo.

Vale lembrar que Renan Filho tentou emplacar – no início do ano – o deputado estadual Olavo Calheiros (MDB) como presidente da Casa de Tavares Bastos. Mas, recebeu um sonoro não dos deputados estaduais que elegeram o parlamentar Marcelo Victor (Solidariedade).

Renan Filho entrou na briga e tentou até retaliar ao exonerar secretários que foram indicados por grupos políticos dos deputados estaduais. Houve recuos como a renomeação de Melina Freitas para a Secretaria de Cultura, mas o deputado Inácio Loiola (PSB) – do grupo de Freitas – já disse que não se sentiu contemplado.

Marcelo Victor assumiu a presidência prometendo independência do parlamento estadual e, fortalecendo com isso, a oposição. Por enquanto, estão no campo da oposição declarada os deputados Bruno Toledo (PROS) e Davi Maia (Democratas). Outros se dizem independentes, como é o caso da deputada estadual Cibele Moura (PSDB), em recente entrevista.

Renan Filho deve conseguir uma bancada ampla com facilidade. Agora, isso não quer dizer que terá – nesse segundo mandato – a vida fácil que teve no primeiro.

Um dos exemplos é a deputada estadual Jó Pereira (MDB). Aliada na primeira legislatura e ainda no partido do governador, Pereira caminha para uma independência que beira – em muitos momentos – a oposição, como já pode ser visto em alguns de seus discursos. É que a parlamentar traça voos maiores.

Estou no twitter: @lulavilar