Em monitoramento constante devido às chuvas que têm caído durante esta terça-feira (26), na cidade de Maceió, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), emitiu, no fim da tarde, um aviso meteorológico especial sobre a possibilidade de chuvas com intensidade moderada, com algumas pancadas rápidas, durante a noite nas regiões do Litoral, região Metropolitana e Zona da Mata alagoana.

 

Conforme o aviso, as chuvas que têm caído na capital podem prosseguir até esta quarta-feira (27). O comunicado aponta também que o volume da chuva prevista não traz risco de transbordamento para nenhuma das bacias hidrográficas do estado, assim como também não deve impactar os níveis das lagoas.

 

No entanto, a Semarh alerta que as pancadas de chuvas serão intensas e podem provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem. As áreas urbanas impermeabilizadas e movimentações de massa em áreas de encostas merecem maior atenção. Os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, que apresentam problemas com rachaduras, também estão sendo monitorados e em caso de chuvas, que possam gerar maiores problemas, a Defesa Civil será alertada de forma imediata.

 

“Ressalta-se, que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo. A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento”, destaca o comunicado da Semarh

 

A secretaria ressalta ainda, que mantém contatos permanentes com a Defesa Civil do Estado, bem como com o Gabinete do Governador com envio atualizado de informações acerca das condições climáticas. 

 

Há previsões de chuvas também para a região Agreste do Estado.

 

 

*Com Semarh