Somente neste início de 2019, cerca de 240 ocorrências de resgate de animais foram registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). Dentre esses números, a assessoria de Comunicação da corporação destacou casos com cães (14), gatos (26), cobras (15), cavalos (20) e até mesmo abelhas (149).

Em entrevista ao CadaMinuto, o CB informou que o socorro é prestado a qualquer tipo de animal que esteja em risco e que, em alguns casos, o próprio dono pode sanar o problema. “Aquelas  [ocorrências] que não apresentam risco, como quando o gato sobe em um galho de árvore e este consegue ser alcançado sem que o dono suba no mesmo, em escadas ou outro meio em que ele possa cair e se tornar uma vítima”, explicou.

Caso contrário, quando o problema não pode ser resolvido pelo dono, o ideal é que os profissionais dos Bombeiros sejam chamados. Isso vale para situações em que o animal esteja em risco e não consiga sair sozinho ou com a ajuda de uma pessoa sem que ela também entre em risco.

Questionada sobre o destino dos animais peçonhentos que são resgatados, como as cobras, a assessoria informou que esse tipo de animal é encaminhado ao Ibama.

Um caso não muito comum, e que pode ser relembrado, é o do gato que caiu em uma obra, enquanto os pedreiros estavam batendo uma laje de um estabelecimento comercial. O fato aconteceu no centro de União dos Palmares, na sexta-feira, dia 08. 

De acordo com o CBM/AL, os pedreiros viram quando o gato caiu no espaço e logo acionaram os militares. 

Ao chegar ao local, os bombeiros conseguiram localizar onde o gato estava e quebraram a parede para resgatar o animal que, apesar do susto, não teve nenhum ferimento.

Veja o vídeo do resgate: