Durante o período de carnaval, a atenção redobrada com as crianças na praia resultou em um número de crianças perdidas e encontrada por militares do Corpo de Bombeiros.

Entre os dias da festa de momo, desde ano, o maior índice registrado foi domingo e na segunda de carnaval. De acordo com o Corpo de Bombeiros, somente no domingo foram nove crianças perdidas e devolvidas, sendo a maioria delas em praias do litoral alagoano.

 Na segunda foram quatro crianças perdidas. Nas ações preventivas, o militares do Corpo de Bombeiros orientaram os pais sobre os cuidados necessários com as crianças nas praias para evitar o desaparecimento.

Uma das dicas foi a colocação de pulseiras com a identificação e um número de contato do responsável, além de moderar o consumo com bebida alcoólica.

Somente no período das festas de final de ano entre 28 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, foram 48 crianças devolvidas às famílias.

EM CASO DE DESAPARECIMENTO

Quando uma criança é encontrada durante as rondas dos bombeiros pelas praias, ela fica no posto guarda vidas, onde aguarda a chegada dos responsáveis. Por isso, assim que a ausência for notada, deve-se procurar o posto mais próximo para verificar se o pequeno está lá.

Mesmo que a criança não esteja no posto, a família receberá auxílio na busca por parte dos guarda vidas. Uma situação comum é de os familiares as encontrarem antes mesmo de elas serem encaminhadas ao posto, nesse caso nem é registrada a ocorrência, por isso os bombeiros estimam que o número de desaparecimentos seja bem maior que o registrado.