Diante da classificação de risco e potencial dano de algumas barragens em Alagoas, o Ministério Público Estadual determinou a abertura de dois inquéritos civis públicos para investigar a situação das barragens localizadas em quatro municípios. A portaria foi publicada no Diário Oficial.
Os promotores das comarcas afirmaram que após a tragédia ocorrida em Brumadinho e Mariana, o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), convocou os membros do Ministério Público para fazer uma atuação em todo país evitando assim novas tragédias.
Em Alagoas, os promotores estarão apurando a situação das barragens da Caçamba e da Carangueja, localizadas no Município de Quebrangulo, que tem como responsável a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e as barragens localizadas nos municípiode Teotônio Vilela (Prado, São Francisco e Gulandim), São Sebastião (Piauí) e Junqueiro (Bosque IV).
Essas três são administradas pela Usina Reunidas Serestas. Os promotores agendaram para o dia 11 de março uma reunião com todos os responsáveis para que eles possam apresentar os documentos e estudos relacionados pela legislação de regência, ou seja, Plano de Segurança da Barragem (PSB), Plano de Ações Emergenciais (PAE), Licença Ambiental, Certificado de Regularidade junto ao Cadastro Técnico Federal (CTF), Documentação Técnica do Empreendimento, Projetos da Barragem, Relatórios das Inspeções de Segurança, Laudo de Estabilidade da Barragem.
Além dos representantes, também serão convocados os representantes da SEMARH, IMA/AL, CREA/AL, Defesa Civil Estadual.










