A disputa entre o governador Renan Filho (MDB) e a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), no início desse ano, rendeu exonerações diversas no Executivo. 

A leitura foi de uma retaliação diante da dificuldade que Renan Filho teve para emplacar a candidatura do tio-deputado Olavo Calheiros (MDB) à presidência da Casa de Tavares Bastos.

A candidatura de Calheiros não decolou. Não encontrou qualquer apoio e o parlamento - com exceção do voto de Olavo Calheiros, que se absteve - elegeu o deputado estadual Marcelo Victor (Solidariedade) para a presidência. 

Agora, o governo monta sua nova estrutura e surgem as reconciliações. A secretária de Cultura, Melina Freitas, que foi uma das que sofreu com a caneta de Renan Filho, retorna ao cargo. Foi empossada no dia de hoje, 26. No grupo político dela está o deputado estadual Inácio Loiola. 

O governador começa a refazer suas bases. O próprio Renan Filho, por sinal, já havia dito que o Executivo seria montado com base nessas negociações e esperaria o diálogo com o parlmento estadual e outras forças políticas. 

Mas, não é apenas Melina Freiras que foi exonerada na época. 

O ex-secretário Fernando Pereira saiu da Assistência e Desenvolvimento Social, o que representou um rompimento com o grupo político da deputada estadual Jó Pereira (MDB). Apesar de Pereira ser do partido do governdor, a parlamentar tem investido em seu próprio grupo e se preparado para voos maiores. 

A tendência é que a família Pereira assuma uma postura mais independente. Alguns de seu bloco já estão no PP do deputado federal Arthur Lira, que é oposição ao governador Renan Filho. 

Outros deputados estaduais também perderam espaços, como é o caso de Galba Novaes (MDB). O filho dele - Galba Neto - ocupava o PROCON.  

Em todo caso, Renan Filho começa o seu governo tendo maiores dificuldades na Casa de Tavares Bastos. Cresceu o número de opositores e o parlamento aposta em um discurso de menos subserviência e mais independência. Isso pode ser visto nas falas mais recentes de Jó Pereira, por exemplo. 
 

Estou no twitter: @lulavilar