A Câmara Municipal de Arapiraca, realizou na noite deste quinta-feira (21), sua última sessão ordinária da semana, sob à presidencia do vereador Jario Barros.
Foi aprovada indicação do vereador Willomaks da Saúde, solicitando a SMTT, a implantação de ciclovias nas Avenidas de maior fluxo de veículos em Arapiraca.
Em sua justificativa, ele alega que o número de ciclistas está aumentando a cada dia e diz cita um empresário do Bairro Brasília, que todas as quartas-feiras, realiza um passeio ciclista que transitam pelo centro da cidade em um número de cem partcipantes.
Ele disse que este estudo de ciclovias se faz necessário e urgente, até para evitar os inúmeros acidentes com ciclistas que têm que disputar com os automóveis um espaço para percorrer.
O vereador Pablo Fênix, foi solidário a indicação do vereador Willomaks, afirmando que ele pode contar com o seu total apoio.
Ainda na sessão, foi aprovado requerimento da verdaora Gilvania Barros, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo, que envie ao Poder Legislativo, projeto de lei doando um terreno destinado a Associação Cultural Musical Sons e Dons.
Ela justifica o pedido, apontado o trabalho social e cultural desenvolvido pela entidade, com a coordenação do maestro Marcos Sena e todos os componentes, considerado um símbolo no município arapiraquense ao longo dos 12 anos de existência.
Ainda de acordo com Gilvania Barros, as apresentações do coral, as aulas de música e os projetos de inclusão social, credenciam a solicitação de que a referida entidade que não tem fins lucrativos, possa ser cotemplada com a doação de um terreno pela municipalidade, com o ojteivo de construção de sua sede para acolher esse projeto de canto, através do canal e diversas ações voltadas para as comunidades carentes e inclusão de crianças e jovens na sociedade através da música, conclui a vereadora.
Foi aprovada indicação do vereador Melquisedec de Oliveira, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo, construir uma rampa de acesso, passando a linha férrea na Vila São José.
Ele alega que a comunidade da Vila São José, é bastante populosa e necessita desta rampa, principalmente, porque segundo ele, há uma declínio bastante acentuado, atingindo a seis metros de altura, onde as crianças sentem dificuldade de fazer essa travessia, o que é necessita urgente desse serviço.
Ainda de acordo com o vereador, o próprio prefeito, até sugeriu a construção de uma rampa que resolveria de vez o problema, concluiu ele.
Também foi aprovada indicação da vereadora Professora Graça, solicitando à administração municipal, implantar a implantação de uma Escola Pública de Trânsito em Arapiraca, para as futuras gerações.
Ao defender a indicação, a vereadora disse que desde quando chegou na Câmara Municipal de arapiraca, em 2009, que vem apresentando este pedido.
Ela lembrou, que o trânsito de Arapiraca é bastante problemático, principalmente porque muitos motoristas não gostam de respeitar as leis do trânsito e isso, coloca em risco a vida dos pedestres.
Professora Graça, também chamou a atenção para os pedestres que não atravessam a faixa corretamente, passando por fora, o que coloca em risco a sua própria integridade física.
O vereador Pablo Fênix, usou a tribuna na noite desta quinta-feira (21), para agradecer ao secretário Élio Cavalcante, por ter atendido o seu pedido na troca dde todas as lâmpadas queimadas no povoado Baixa da Onça.
“Recebi várias ligações da comunidade agradecedendo e afirmando, que com uma iluminação adequada, os problemas da violência, provocados pela escuridão, já não acontecem”, concluiu o vereador Pablo Fênix.
A vereadora Aurélia Fernandes, falou sobre um ofício encaminhado à Câmara Municipal de Arapiraca, intitulado de “Golpe do Diploma Falso”, de um aluno, Emanuel Barbosa da Silva, que estava no sétimo período de Educação Física e que percebeu que o curso era falso e pedia do Legislativo de Arapiraca, o apoio nesta luta.
Ainda de acordo com a vereadora Aurélia, sugeriu que se fizesse um requerimento para os deputados estaduais, federais e senadores por Alagoas, que resolvem este problema que ela considerou de extrema gravidade.
A Professora Graça, ao usar o estaço reservado as explicações pessoais na sessão da noite desta quinta-feira, disse que ficou surpresa e até sem chão, ao tomar conhecimento de que o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), havia enviado à Câmara Municipal de Arapiraca, na tarde desta quinta-feira,e já teria sido dado notoriedade midiática, ao projeto sobre reajuste salarial para os professores e o referido projeto, já teria sido amplamente divulgado pelas redes sociais, dando conta de que é a primeira cidade ao conceder aumento salarial aos professores.
Segundo a Professora Graça, o Poder Legislativo, jamais vai se otimir em aprovar esse projeto de aumento no valor de 4,17%.
Ela disse que esse não seria um aumento salarial, mas um repasse do Governo Federal.










