José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA), está na lista dos presos preventivamente durante a operação Fantoche da Polícia Federal, deflagrada nesta terça-feira (19).
Além do presidente de Alagoas, também foram presos os presidentes dos estados de Pernambuco e Paraíba, e um empresário Carlos Lyra que segundo a assessoria, participava de um evento em Brasília quando a operação foi deflagrada.
A operação é para coibir fraudes em convênios com o Ministério do Turismo e o Sistema S. De acordo com a PF, o modus operandi empregado é sempre similar e, em resumo, consiste na utilização de entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o Ministério convenente e Unidades do Sistema S, contratos estes, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e/ou com inexecução parcial, sendo os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada.
Em nota, a Fiea afirmou que tem conhecimento que o presidente da entidade, José Carlos Lyra de Andrade, esteve na Polícia Federal, em Brasília, prestando esclarecimentos sobre a operação deflagrada na manhã desta terça-feira. A Federação informou que não teve acesso à investigação e acredita que tudo será devidamente esclarecido. A entidade se colocou à disposição para oferecer todas as informações que forem solicitadas pelas autoridades.
Veja a lista dos presos:
- Robson Braga de Andrade - presidente da CNI
- Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva - empresário e um dos donos da Aliança Comunicação.
- Ricardo Essinger - presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe)
- Francisco de Assis Benevides Gadelha - (Fiep-PB).
- José Carlos Lyra de Andrade - presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA)
- Lina Rosa Gomes Vieira da Silva - empresária e publicitária, ligada à Aliança Comunicação
- Hebron Costa Cruz de Oliveira - advogado e presidente do Instituto Origami
- Jorge Tavares Pimentel Junior - empresário sócio da empresa Neves e Silva Produção
- Júlio Ricardo Rodrigues Neves - empresário, sócio da Idea Locação de Estruturas e Iluminação
- Luiz Antônio Gomes Vieira da Silva - ligado à Aliança Comunicação
Fazem parte do sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).
*Com informações de agências










