Localizada próximo ao Pinheiro, Escola Bom Conselho tem área interditada por conta de rachaduras

12/02/2019 12:03 - Maceió
Por Redação com Assessoria
Image

Um dos maiores patrimônio da Educação alagoana corre risco iminente de desabamento, depois que grandes rachaduras apareceram na Escola Estadual Bom Conselho, localizada no bairro do Bebedouro, e mais de mil alunos podem ficar com o calendário letivo atrasado. Quase 50% da estrutura física foi interditada depois de uma vistoria da Defesa Civil Estadual. 

Essas áreas afetam diretamente o uso do refeitório e dos banheiros, já que a maior parte que está comprometida fica situada no pátio, onde é possível perceber rachaduras. Com a interdição dessa área, parte das atividades também foi paralisada, sem que os alunos fossem remanejados para outro local. 

Mas as rachaduras também estão afetando residências que ficam próximas do bairro do Pinheiro. Diante da iminência de um acidente, o vereador Francisco Sales solicitou à Defesa Civil Municipal que os estudos realizados pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sejam ampliados para os bairros de Bebedouro e Mutange. 

"Eu venho há mais de um ano solicitando a paralisação das atividades da Braskem em toda região. Nós estamos acompanhando o que está acontecendo no Pinheiro e essas comunidades estão muito próximas", colocou o parlamentar. 

Com relação à escola, o vereador elaborou uma solicitação para que os mais de mil alunos sejam transferidos para a estrutura de escola particular, que está paralisada e seja custeado pelo Governo do Estado. Existe uma grande preocupação dos trabalhadores da Escola Bom Conselho de que as rachaduras tenham relação com o fenômeno geológico que vem afetando diversas residências no Pinheiro. 

 “Precisamos tomar medidas preventivas para não deixar ocorrer um acidente e as pessoas estão sendo afetadas diretamente com esse problema”, afirmou Sales. 

A direção da Escola Bom Conselho, que em 2019 completa 142 anos, colocou fitas zebradas nas áreas e conscientiza os alunos sobre os riscos.  Fundada em 1877 para ser um lar para as órfãs da Guerra do Paraguai, a Escola Estadual Bom Conselho é um patrimônio do bairro de Bebedouro.

NOTA

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, no bairro de Bebedouro, foi parcialmente interditada após vistorias da Superintendência de Engenharia da Seduc e da Defesa Civil Municipal. A medida se deu após os recentes acontecimentos no bairro do Pinheiro e do aparecimento de rachaduras no pátio da escola. Por isso, para preservar a segurança dos estudantes e servidores da escola, a Seduc decidiu pela interdição e relocação dos alunos para outro espaço. A Seduc informa que todo o processo será conduzido de forma a garantir a segurança da comunidade escolar e não trará prejuízos ao andamento do ano letivo.

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..