A deputada estadual Jó Pereira (MDB) - uma das vozes mais atuantes do parlamento estadual, independente do mérito sobre as pautas que levanta - inicia a nova legislatura dentro de um grupo político que busca maior independência em relação ao governo estadual. 

A parlamentar - que é do mesmo partido do governador Renan Filho (MDB) - é também muito ligada a nomes da oposição ao governador: o atual deputado federal Arthur Lira (PP) e o ex-senador Benedito de Lira (PP). Lira, que renovou seu mandato na Câmara de Deputados, foi um dos principais articuladores da oposição na eleição passada. 

Recentemente, a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira e a primeira-dama de Teotonio Vilela, Izabelle Pereira - esposa do prefeito e ex-deputado estadual Joãozinho Pereira - entraram no PP. A deputada estadual que pertence ao grupo - até mesmo pelas relações familiares - é uma das lideranças políticas da região. 

Com uma maior independência de Jo Pereira, o governo pode ter mais dor de cabeça na Casa de Tavares Bastos. É que a parlamentar tem voz, como já se pode observar em alguns embates. Não me espantaria se o grupo de Pereira estivesse mirando em projetos políticos maiores para os próximos anos. 

Afinal, com o resultado das urnas - que deram vitória a Renan Filho - o PP precisará de reformulações. 

Ao que tudo indica, a correlação de forças para Renan Filho, neste segundo mandato, não será tão simples como no primeiro, apesar de sua vitória expressiva. 

Em todo caso, a Família Pereira se afasta do Palácio República dos Palmares. Isso também abre espaço para uma futura mudança de partido por parte de Jó Pereira.  São as lacunas que ficaram da eleição passada e a leitura de cenários que andam sendo feitas por quem aposta no futuro.  
 

Estou no twitter: @lulavilar