Durante uma das etapas de estudos no bairro do Pinheiro, realizados pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e que completa a quinta semana de trabalhos em Maceió nesta segunda-feira (04), é estimado que o método audiomagnetotelúrico (AMT) deve durar cerca de 30 a 40 dias úteis e durante a aquisição poderá haver corte da energia elétrica, segundo informações da assessoria de Comunicação do CPRM.
O objetivo do corte é diminuir a interferência antrópica nos dados adquiridos e os resultados sejam de melhor qualidade. Já na etapa de gravimetria, a previsão é que algumas ruas sejam interditadas no local, mas o trabalho ainda não tem data prevista.
Segundo o cronograma, no período entre os dias 04 a 08 de fevereiro, os técnicos darão continuidade ao levantamento cartográfico, o nivelamento e locação de poços para o monitoramento do aquífero. Após isso, a equipe da Rede Sismográfica continua na região para realizar as primeiras medições através das estações instaladas, que dará início aos trabalhos de gravimetria e o audiomagnetotelúrico.
Durante essa etapa, serão adquiridas 100 estações que serão distribuídas pelo bairro do Pinheiro e imediações com a duração de cerca de 1h de aquisição para cada estação e a profundidade de investigação poderá ser da ordem de 1.500 a 2.000 metros.
Ainda de acordo com a assessoria, “os estudos não oferecem nenhum risco à população, tampouco agrava as fissuras e afundamentos já identificados. O Serviço Geológico do Brasil continua dando transparência e celeridade em suas ações”. O objetivo desse procedimento é identificar anomalias de massa na região com deformação estrutural que afeta as construções e os pavimentos.
A assessoria ainda informou que as etapas previstas no cronograma foram cumpridas. Os técnicos da CPRM estiveram nas ruas do bairro e arredores, finalizando as primeiras etapas de batimetria, eletrorresistividade, sondagem geotécnica e instalação das seis estações da Rede Sismográfica Brasileira.
Confira o cronograma:

Confira resumo dos trabalhos:

*Com Ascom CPRM










