Renan Calheiros é escolhido pelo MDB para disputar a presidência do Senado

31/01/2019 19:50 - Coluna Labafero
Por Coluna Labafero
Image

Por 7 votos a 5, o senador alagoano Renan Calheiros foi escolhido como candidato seu partido, o MDB, para disputar, mais uma vez, a presidência do Senado. A decisão foi definida durante a reunião que aconteceu nesta quinta-feira (31).

Mesmo alegando que não era candidato ao Senado, Renan derrotou a senadora Simone Tebet, que não recuou na disputa pela vaga do partido.

A eleição para o Senado promete ser uma das mais concorridas dos últimos tempos. Além de Renan, o senador Fernando Collor, que trocou recentemente o PTC pelo Pros, não admite a candidatura, mas é apontado como candidato por outros colegas da Casa.

Também concorrem: Davi Alcolumbre (DEM –AP); Major Olímpio (PSL-SP); Alvaro Dias (PODE-PR); Angelo Coronel (PSD-BA); Esperidião Amim (PP-SC); Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Reguffe (sem partido).

Renan Calheiros já presidiu a Casa quatro vezes e está há 24 anos no Senado. Mesmo negando ser candidato, o alagoano sempre foi apontado como o favorito para o MDB, já que tem a seu favor os mandados anteriores, experiência e habilidade política.

No entanto, Renan tem contra sua candidatura a pressão popular e de outros partidos que cobram renovação e que seja eleito um candidato sem envolvimento em corrupção. Calheiros é investigado em 18 inquéritos, 9 deles já arquivados.

Dos 13 parlamentares que votaram apenas o senador por Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, não participou da reunião.

Simone Tebet, que disputava com Renan a preferência do partido, foi aconselhada a trocar o MDB pelo Podemos, e assim também disputar o comando do Senado, mas a senadora decidiu permanecer na sigla da qual é filiada desde 1997.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..