A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai adotar algumas medidas preventivas para evitar novos danos a sua rede de distribuição de água no bairro do Pinheiro, em Maceió.
Uma das medidas já adotadas pela Companhia foi a redução da pressão média da água na rede que abastece o bairro. Além disso a Casal pretende suprimir as ligações de água dos imóveis já evacuados para evitar rompimentos ou uso dos ramais domiciliares por terceiros.
Outra medida preventiva será a implantação de três registros de bloqueio de 300mm na rede. Dois deles ficarão na Rua Professor José da Silveira Camerino, no cruzamento com a Alameda São Francisco, e o outro na Rua Manoel Menezes, no cruzamento com a Rua Miguel Palmeira. “Isso vai nos permitir isolar áreas e agilizar o reparo de vazamentos que por ventura ocorram em decorrência da movimentação do solo”, explicou o presidente da Casal.
A Companhia ainda pretende implantar novas redes de distribuição nessas áreas, para isso será preciso fazer escavações e abrir valas nas ruas.De acordo com a Casal as obras não ocasionarão nenhum dano ao bairro, tendo em vista que as valas são de pequena profundidade e as ruas onde ocorrerão as obras não fazem parte da área de alto risco.
Conforme comunicado repassado pela Companhia à Defesa Civil Estadual, técnicos da empresa farão, mais uma vez, a pesquisa de vazamentos não visíveis, com o uso de aparelhos chamados geofone e haste de escuta, nas ruas da área considerada como de alto risco e, posteriormente, nas de médio e baixo risco.
As ações serão iniciadas o mais brevemente possível, tão logo sejam autorizadas pela Defesa Civil Estadual, todas como medidas preventivas, para evitar danos à própria rede da Companhia.
*Com Agência Alagoas









