As fortes chuvas registradas na manhã desta segunda-feiria (28) na capital alagoana deixaram os moradores do Pinheiro ainda mais preocupados após o aparecimento de novos buracos no bairro. A moradora Joana Cavalcante, do conjunto Jardim Acácia disse ao Cada Minuto que seu bloco não estava na área de risco até o aparecimento de rachaduras no apartamento dela na manhã de hoje.
A educadora Joana Cavalcante afirmou que foi pega "desprevenida" com a notícia de que precisaria deixar o apartamento. "O meu apartamento não estava com rachaduras, só o meu bloco. A Defesa Civil disse que estávamos na área laranja e que não tinha perigo".
Mas, por causa das chuvas na capital, apareceram "do dia pra noite" rachaduras no apartamento de Joana. "Não imaginávamos que isso ia acontecer. Agora vamos precisar sair do apartamento que moramos há 18 anos".
Segundo ela, a opção é ir para casa de familiares enquanto a situação não passa. "Vou dormir hoje fora com a minha família, mas amanhã preciso voltar para conversar com uma assistente social para o cadastro do aluguel social".
A pedagoga Vilma Lins disse à reportagem que mora no conjunto Divaldo Suruagy e que até o momento não recebeu a ordem para deixar o apartamento. "O meu bloco não é considerado área de risco, mas estamos todos apreensivos e com medo do que pode acontecer. Estamos em alerta".
Ao Cada Minuto, Joana e Vilma disseram compartilhar do mesmo sentimento: o medo do que virá.
A Defesa Civil do Estado e Município estão mobilizadas monitoradas a situação em toda cidade. De acordo com os registros dos pluviômetros instalados em pontos estratégicos da capital, a chuva já ultrapassou os 100 milímetros no bairro Cambona e segue em maior intensidade em regiões como Chã da Jaqueira (83.8 mm), Trapiche da Barra (79.19 mm), Cruz das Almas (78.16 mm) e Farol (71.77 mm).
Para qualquer ocorrência, a orientação é que a população acione a Defesa Civil de Maceió por meio do número 0800 030 6205 ou o Corpo de Bombeiros no 193. As equipes municipais e estatuais da Defesa Civil estão integradas, com alinhamento estratégico para agir em casos de urgência e garantir a segurança da população.









