O senador Renan Calheiros (MDB/AL) vem confrontando a imprensa nacional em suas redes sociais. Recentemente, teceu comentários sobre um texto do Blog do Josias (UOL), em que o jornalista afirma existir uma trapalhada na disputa pelo Senado Federal e que o Planato (o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL)) optou por ela.

Josias de Souza relata que  desarticulação política do Planalto tem aproximado o governo Jair Bolsonaro do que considera ser uma "frigideira" na disputa pela presidência do Senado Federal. Segundo ele, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (Democratas) tem investido em dar corpo a uma candidatura do senador Davi Alcolumbre (Democratas/AP).

Ao mesmo tempo, enviou emissário para conversar com Simone Tebet (MDB), que tem medido forças - dentro da bancada do partido - com Renan Calheiros. Tratava-se de sondar Tebet sobre uma possível desistência da candidatura e apoio a Alcolumbre. Tudo isso com um "dedo" de Renan Calheiros.

Já critiquei Calheiros outras vezes aqui por sua forma de agir. Porém, acho difícil essa articulação entre Renan Calheiros e Lorenzoni. Agora, que há uma disputa interna - no MDB - entre Calheiros e Tabet, isso deve haver. O alagoano quer ser o indicado.

Renan não desistiu de sua candidatura. Trabalha para ser indicado pela bancada do MDB, mas com o discurso pronto para o que possa acontecer. Assim tem sido suas redes sociais.

Tanto que sobre a informação do Blog do Josias, Calheirso diz que só será candidato "se indicado pela bancada". Afirma ainda que nunca falou com ninguém sobre outros cenários. "Meu estilo é direito e não costumo mandar recados. A Simone tem um bom DNA. Não vou atropelá-la e nem a ninguém. Fui um grande amigo do pai dela, e modestamente, o ajudei a construir sua linda passagem pelo Senado Federal".

São as linhas e entrelinhas de Calheiros para mostrar uma possível gratidão que Tebet venha a ter com ele. Sobre Calheiros agir nos holofotes e distante destes, já escrevi aqui. Mas, Renan Calheiros segue: "A única coisa que eu disse é que o Quintão mentiu para ela. E a própria declaração do ministro Ônixx deixa claro o que falei. O apoio do Tasso (Jereissati/PSDB)  a ela caracteriza mais uma tentativa, como forma as feitas com Lasier, Girião e agora com esse flerte à nossa bancada".

Para bom entededor, fica claro que Calheiros está no jogo.

Todavia, como para tudo há discurso, Calheiros também crítica uma contabilidade de votos feitas pelo blog O Antagonista. "Incrível como O Antagonista continua totalmente sem informação sobre a eleição do Senado. Hoje (ontem), esqueceu até de computar o meu voto entre os eleitores da Simone Tebet".

Estou no twitter: @lulavilar