O desabastecimento do medicamento Vinorelbina de 30 mg, apresentado em reportagem no Cada Minuto na semana passada, fez o deputado federal Marx Beltrão (PSD) procurar a empresa que gerencia do Hospital Universitário da UFAL para exigir explicações e cobrar providências. Para ter mais esclarecimentos sobre o caso, o deputado apresentou ofício à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em Brasília.

“A informação dá conta da falta do medicamento Vinorelbina de 30mg, desde o mês de novembro de 2018, na farmácia desta unidade hospitalar. A falta deste medicamento estaria causando prejuízos irreparáveis para centenas de pacientes com câncer do Estado de Alagoas, que dependem única e exclusivamente do fornecimento desta medicação por parte do HU para dar consecução a seus tratamentos” disse no ofício Marx Beltrão.

Indicado nos casos de câncer de pulmão, mamas, esôfago, próstata, colo de útero, entre outros, a Vinorelbina é fornecida a pacientes do Centro de Oncologia do HU. Entretanto, há mais de um mês, pacientes estariam sem receber o remédio e sendo obrigados a interromper seus tratamentos. No ofício, além de exigir informações e o imediato abastecimento da farmácia do Hospital, Beltrão cobra dados mais abrangentes sobre a farmácia da unidade hospitalar.

“Do mesmo modo, solicito que Vossa Senhoria me forneça informações precisas sobre o atual estoque de todos os medicamentos e correlatos da farmácia do HUPPA, informando-me se há falta de outros itens e, novamente, quais motivos que levaram este Hospital a hoje enfrentar este cenário de falta de remédios e insumos vitais para milhares de vidas”, concluiu o deputado.