Um nome que era bastante atuante nos bastidores, mas silencioso quando os holofotes estão ligados, pode ser o comandante dos destinos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.  

Falta menos de um mês para a posse dos deputados estaduais, mas a vitória do parlamentar Marcelo Victor (Solidariedade) já é dada como certa. 

Não é o nome de preferência do governador Renan Filho (MDB). O chefe do Executivo estadual preferiria o deputado estadual Olavo Calheiros (MDB). Ao que tudo inidica, o parlamento estadual busca uma correlação de forças para que, mesmo com uma base governista ampla dentro da Casa de Tavares Bastos, tenha poder de barganha. 

Segundo informações de bastidores, dos 27 deputados estaduais, Marcelo Victor já possui 20 eleitores. Dentro deste grupo, já se negocia a Mesa Diretora para o próximo biênio legislativo. 

Atualmente, Marcelo Victor é nome forte da Casa. Tem innfluência nos trâmites administrativos e financeiros do parlamento estadual. Quem tem poder sobre o cofre, tem muita coisa. 

Sem contar que ganhou um enorme poder de interlocução com os veteranos. A Mesa pode ser mesclada entre antigos e novatos, com a presença de Yvan Beltrão (PSD), Ângela Garrote (PP), Galba Novaes (MDB), Paulo Dantas (MDB), Davi Davino (PP), Marcos Barbosa (PPS) e Tarcizo Freire (PP). O próximo passo são as composições de comissões temáticas da Casa. 

Mas entre os eleitores de Marcelo Victor, estão também deputados novatos, como o cabo Bebeto (PSL), Cibele Moura (PSDB) e Davi Maia (Democratas). Entre os mais experientes, Francisco Tenório (PMN), Inácio Loiola (PSB) e Bruno Toledo (PROS). Como são 20, é difícil para o governo insistir em outra candidatura. Mas, informações de bastidores indicam que ainda se vai tentar algo nesse caminho. 

A presidência de Marcelo Victor pode sim ser um desafio futuro para o governador Renan Filho (MDB). Aguardem. 
 

Estou no twitter: @lulavilar